terça-feira, 13 de maio de 2008

O que te move?

Carolina Amorim
A BURGUESIA PERDEU A CLASSE

Se você se identificou com as respostas acima, se até pra dar um presente de dia das mães para a sua mãe você utiliza o cartão de crédito da própria, pode ter certeza, pertence a chamada burguesia. Não a burguesia de classe social (essa foi embora com a revolução francesa), mas a burguesia da inércia coletiva, da falta de ideais, ou da preguiça de lutar por eles. Ou seja, a burguesia que não mete a mão na massa . Se você for rico, ou tiver pelo menos uns pais que te ajudam "moiiiinnto" não se sinta só, nem mal por isso. Tem muito jovem que enche a boca pra dizer que é pobre e faz a mesma coisa, mora com o papai, come comidinha da mamãe, não tem coragem e disposição de trabalhar 8 horas por dia, fica duro que nem cimento, mas não se rende ao emprego fixo, nem sabe o que é carteira assinada. Não pega na vassoura, não mete o pano no balde e nem sabe o que é uma enxada.


A burguesia há muito deixou de ser classe social. É um estilo de vida, é a juventude, "tá impregnada" (palavra de quem já circulou por ai, conhece a causa!) , e sempre, sempre, mal falada, descriminada, coitada! Não é uma questão de conta bancária, é uma questão de atitude, preguiça, insegurança, comodidade, medo, painel econômico e falta de vergonha na cara!
Ser classe média hoje em dia está ficando complicado. Se voce nao é negro, não é pobre, estudou em escola particular e não mora na favela, cuidado por onde anda. Pode até morar de aluguel, mas se for da zona sul, então ja está no seu DNA: não sabe sambar, nem jogar futebol, não tem bunda grande, não sabe rebolar, e nem ouse tocar num pandeiro. E mais. Quando vai pra favela ainda tem que escutar que ta querendo colonizar.


Também não desfruta da real mordomia da “real burguesia”. Sofre acusações e nem pode desfrutar da lancha, de angra, do japa do dia-a-dia, daquela roupitcha da temporada e de New York dos fins de semana.

Resumo, ta ferrado! Mas também, tá pedindo. Tanto que já andam falando.... estão colocando a culpa dós problemas do país, em você, jovem de classe media. Tem colégio, internet, tv a cabo, e cursinho de ingles. Faz capoeira, violão, teatro, faculdade.... Aprende tanta coisa que te cobram responsabilidade. E voce está fazendo o que com isso? olhando para o próprio humbigo? sem querer alimentar fofoca, mas estão te chamando de alienado....


OLHARES ENJAULADOS


No final a maior pobreza, a maior alienação, é enjaular esse bando de gente em grandes categorias como: os Ricos (vulgo playboy, mauricinho) – só querem saber de proteger a herança. Os pobres - tão trabalhando ou estão reclamando que não tem oportunidade. E a Classe-média – que está fumando seu baseado e olhando as luzes da Cidade. Também tem outras, os negros, os brancos, os nordestinos e as louras e todas as tantas formas de olhar e criticar o ser humano através de uma visão exterior.

Essas categorias estão dando no saco! Estigmatizando as pessoas, gerando medos, afastamento e preconceitos.Mais do que raça, mais do que cores, mais do que roupas, mais do que classe social, o que nos une, ou divide, a nós jovens seres humanos, é o nosso IDEAL. Vamos gritar essas palavra: IDEAL.



Mais importante do que saber onde você mora, ou como se veste, ou o que gosta de fazer, é perceber o que move, o que pensa, pelo que luta a pessoa que está diante de você. Só assim os encontros serão verdadeiros e capazes de produzir as mudanças às quais tanto desejamos.
Antes de olhar o mundo, é necessario apaziguar as guerras interiores, não deixar os pré-conceitos guiarem sua atitude.

Esqueça o conceito de revolução relacionada aos grandes heróis, as lutas armadas. Traga ela pra dentro de si, seja seu próprio herói. A revolução individual, a REVOLUÇÃO HUMANA é o principal passo para atingirmos o nosso tão famoso, tão sonhado, IDEAL COLETIVO.

Nenhum comentário: